Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hipertexto e Educação

A proposta de experiência com hipertexto foi muito interessante, pois vivenciei na prática o que é o hipertexto.
Através do mesmo podemos  obter uma gama muito grande de informações através da prática da intertextualidade complementando assim as  informações elaboradas como idéia central do texto original.
Ao navegar através do hipertexto não encontrei dificuldades e sim expectativas pois ao ver a quantidade de links possíveis para acessar fiquei ansiosa para percorrer todos, verifiquei no entanto que algumas das informações seriam desnecessárias e ia voltando, não encontrando portanto dificuldades para isto.
Pude perceber que a idéia de hipertexto já fazia parte da evolução literária e que as informações nele contidas podem ser dadas de maneira não linear, mas que alguns contestam esta idéia defendendo o hipertexto como restrito aos ambientes digitais.
A navegação através do hipertexto nos remete a uma apreensão do conteúdo buscado de forma mais completa e significativa, construtiva devido ao fato de termos que construir um raciocínio lógico pelo fato de termos um texto ligado ao outro.
Na  educação   o trabalho com hipertexto pode levar o aluno  à pesquisa e à produção textual, pois facilita e proporciona uma  apreensão significtiva de conteúdos e o professor deve estar preparado para utilizar esta ferramenta devendo assim aproveitar as propostas de cursos existentes para se capacitar em novas tecnologias para que possa contribuir para a formação das novas gerações preparando-as para o uso consciente e proveitoso da tecnologia da informação cumprindo-se assim a função social da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário