Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fichamento

Tema :Atividade – 1.5
Subtema  - Fichamento
Nome – Gladys Rosa Victor Fernandes de Oliveira

Conteúdo - Tradições locais e a riqueza de suas manifestações

Estrutura Curricular :

Modalidade e Nível de Ensino : educação de Jovens e Adultos – 2º ciclo

Componente Curricular : História

Tema: Cidadania e cultura contemporânea


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Recuperar as festas e tradições locais.
·         Investigar a origem desses eventos culturais.
·         Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
Duração das atividades
02 horas/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno 
- Dominar o processo da leitura.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
  •  Aula interativa:
  •  Trabalho em grupos;
  •  Leitura de texto impresso;

1ª atividade:
a)      O professor coloca a turma em círculo e apresenta as imagens referentes às festas populares.
b)      Em seguida solicita que os alunos falem sobre as imagens, procurando identificar a que manifestação cultural corresponde cada uma delas.
c)     O professor propõe que os alunos respondam à questão:
- Que manifestações populares fazem parte da cultura popular em nossa região?       
2ª atividade:   
a)      Ainda com a turma em grupos, o  professor propõe que cada um  formule duas perguntas que gostaria de saber sobre as festas juninas.
c)      Em seguida, o professor entrega o texto sugerido abaixo para que os alunos possam, após a leitura do mesmo, procurar as respostas para as perguntas elaboradas pela turma.                                  

          Texto - Festas juninas ou festas dos santos populares               http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina 

            d)      O professor realiza a socialização da tarefa anterior e propõe um trabalho     de pesquisa, caso alguma pergunta tenha ficado sem resposta.   
3ª atividade:    
 a)      A turma continuará em grupos para a realização da atividade seguindo as orientações:
-  Ler e discutir o texto recebido;
-  Comparar o que o texto apresenta com  realidade do local onde vivem, listando as semelhanças e diferenças percebidas;
- Preparar e apresentar para a turma uma síntese do que leram e do que aprenderam, mostrando as semelhanças e diferenças entre o que o texto mostra com o que acontece na  localidade onde vivem.
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário