Tema :Atividade – 1.5
Subtema - Fichamento
Nome – Gladys Rosa Victor Fernandes de Oliveira
Conteúdo - Tradições locais e a riqueza de suas manifestações
Estrutura Curricular :
Modalidade e Nível de Ensino : educação de Jovens e Adultos – 2º ciclo
Componente Curricular : História
Tema: Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Recuperar as festas e tradições locais.
· Investigar a origem desses eventos culturais.
· Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
Duração das atividades
02 horas/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Dominar o processo da leitura.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
- Aula interativa:
- Trabalho em grupos;
- Leitura de texto impresso;
1ª atividade:
a) O professor coloca a turma em círculo e apresenta as imagens referentes às festas populares.
b) Em seguida solicita que os alunos falem sobre as imagens, procurando identificar a que manifestação cultural corresponde cada uma delas.
c) O professor propõe que os alunos respondam à questão:
- Que manifestações populares fazem parte da cultura popular em nossa região?
2ª atividade:
a) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe que cada um formule duas perguntas que gostaria de saber sobre as festas juninas.
c) Em seguida, o professor entrega o texto sugerido abaixo para que os alunos possam, após a leitura do mesmo, procurar as respostas para as perguntas elaboradas pela turma.
Texto - Festas juninas ou festas dos santos populares http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
d) O professor realiza a socialização da tarefa anterior e propõe um trabalho de pesquisa, caso alguma pergunta tenha ficado sem resposta.
3ª atividade:
a) A turma continuará em grupos para a realização da atividade seguindo as orientações:
- Ler e discutir o texto recebido;
- Comparar o que o texto apresenta com realidade do local onde vivem, listando as semelhanças e diferenças percebidas;
- Preparar e apresentar para a turma uma síntese do que leram e do que aprenderam, mostrando as semelhanças e diferenças entre o que o texto mostra com o que acontece na localidade onde vivem.
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário