Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hipertexto e Educação

A proposta de experiência com hipertexto foi muito interessante, pois vivenciei na prática o que é o hipertexto.
Através do mesmo podemos  obter uma gama muito grande de informações através da prática da intertextualidade complementando assim as  informações elaboradas como idéia central do texto original.
Ao navegar através do hipertexto não encontrei dificuldades e sim expectativas pois ao ver a quantidade de links possíveis para acessar fiquei ansiosa para percorrer todos, verifiquei no entanto que algumas das informações seriam desnecessárias e ia voltando, não encontrando portanto dificuldades para isto.
Pude perceber que a idéia de hipertexto já fazia parte da evolução literária e que as informações nele contidas podem ser dadas de maneira não linear, mas que alguns contestam esta idéia defendendo o hipertexto como restrito aos ambientes digitais.
A navegação através do hipertexto nos remete a uma apreensão do conteúdo buscado de forma mais completa e significativa, construtiva devido ao fato de termos que construir um raciocínio lógico pelo fato de termos um texto ligado ao outro.
Na  educação   o trabalho com hipertexto pode levar o aluno  à pesquisa e à produção textual, pois facilita e proporciona uma  apreensão significtiva de conteúdos e o professor deve estar preparado para utilizar esta ferramenta devendo assim aproveitar as propostas de cursos existentes para se capacitar em novas tecnologias para que possa contribuir para a formação das novas gerações preparando-as para o uso consciente e proveitoso da tecnologia da informação cumprindo-se assim a função social da escola.

Fichamento

Tema :Atividade – 1.5
Subtema  - Fichamento
Nome – Gladys Rosa Victor Fernandes de Oliveira

Conteúdo - Tradições locais e a riqueza de suas manifestações

Estrutura Curricular :

Modalidade e Nível de Ensino : educação de Jovens e Adultos – 2º ciclo

Componente Curricular : História

Tema: Cidadania e cultura contemporânea


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Recuperar as festas e tradições locais.
·         Investigar a origem desses eventos culturais.
·         Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
Duração das atividades
02 horas/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno 
- Dominar o processo da leitura.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
  •  Aula interativa:
  •  Trabalho em grupos;
  •  Leitura de texto impresso;

1ª atividade:
a)      O professor coloca a turma em círculo e apresenta as imagens referentes às festas populares.
b)      Em seguida solicita que os alunos falem sobre as imagens, procurando identificar a que manifestação cultural corresponde cada uma delas.
c)     O professor propõe que os alunos respondam à questão:
- Que manifestações populares fazem parte da cultura popular em nossa região?       
2ª atividade:   
a)      Ainda com a turma em grupos, o  professor propõe que cada um  formule duas perguntas que gostaria de saber sobre as festas juninas.
c)      Em seguida, o professor entrega o texto sugerido abaixo para que os alunos possam, após a leitura do mesmo, procurar as respostas para as perguntas elaboradas pela turma.                                  

          Texto - Festas juninas ou festas dos santos populares               http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina 

            d)      O professor realiza a socialização da tarefa anterior e propõe um trabalho     de pesquisa, caso alguma pergunta tenha ficado sem resposta.   
3ª atividade:    
 a)      A turma continuará em grupos para a realização da atividade seguindo as orientações:
-  Ler e discutir o texto recebido;
-  Comparar o que o texto apresenta com  realidade do local onde vivem, listando as semelhanças e diferenças percebidas;
- Preparar e apresentar para a turma uma síntese do que leram e do que aprenderam, mostrando as semelhanças e diferenças entre o que o texto mostra com o que acontece na  localidade onde vivem.
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

Utilizando as Novas Tecnologias




No Colégio Estadual Profª Maria Macedo Vieira de Brito já fazemos uso das novas tecnologias da informação no contexto escolar.
A TV pen drive é uma das ferramentas da qual disponibilizamos para tornar as aulas, o intervalo e as nossas reuniões e encontros mais dinâmicos.
Os professores e a equipe gestora participaram recentemente do curso para utilização do monitor educacional o qual foi muito significativo para que pudéssemos tirar as nossas dúvidas e quebrar as nossas barreiras .
Além da criação de slides por nós, também visitamos vários sites onde pudemos fazer downloads e converter os conteúdos para utilizarmos nas nossas aulas. A navegação na internet com o propósito de encontrar conteúdos para aulas é muito rica pois vemos quantas possibilidades nós temos e não tínhamos conhecimento.
O laboratório de informática também é utilizado pelos professores para desenvolver seus temas de estudo fazendo pesquisas e solicitando a utilização dos mesmos para produções de textos, slides, entre outros.
A partir destas vivências foi que  tive a idéia e sugeri  acrescentarmos  como tarefa da V Olimpíada escolar aqui do Colégio Maria Macedo a criação e divulgação por equipe de um blog. Com isso conclui que deveria experimentar esta tarefa para motivar os alunos foi assim que surgiu o blogdosinha.blogspot.com e conclui que ser blogueira é um vício.
Compartilhei esta experiência com alguns colegas e alunos que me incentivaram e trocaram idéias para que o blog fique mais interessante e tenha a participação e interesse de todos.


Acesso à formação tecnológica

No mundo atual, permeado pelas novas tecnologias e com exigências cada vez mais crescentes à cerca das informações e conhecimentos das mesmas se faz necessário repensar a prática da escola e do professor pois é imprenscindível que a escola acompanhe tais mudanças. Mas como fazer isto acontecer?
Sendo a situação sócio econômica bastante desigual no nosso país e com isto têm-se uma disparidade muito grande em termos de acesso e possibilidades de superação como nos diz Dowbor, cabe assim  à escola, ambiente formador das futuras gerações rever seu currículo e sua prática atentando para  que sejam articuladores do saber necessário e compatível às exigências do mercado de trabalho. Infelizmente cabe à escola não só este papel mas tantos outros pois com a atual  inversão dos valores  a escola está sobrecarregada e a carga de cobranças aumenta a cada dia.

Olá Colegas!

Este blog foi criado com o intuito de compartilhar as atividades do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs por solicitação da Profª Ceiça, o qual irá me ajudar a colocar em prática as novas descobertas.
Um abraço a todos.